AbbrA 

 
   

A Arte de Viver

AbbrA - A Arte de Viver  -  10.500 páginas visitadas por dia  -  Os mais empolgantes temas mágicos: o seu talismã sagrado; o sonhar conciente; a carta pessoal do tarô; I Ching; cromoterapia; numerologia; oracões...

Valmor  Vieira

    

Principal

       

Magia

Talismã sagrado
Tarô
Kama Sutra
Cromoterapia
Numerologia
I Ching
Sonhos Lúcidos
Orações e preces
Cristais e pedras
Objetos mágicos
Auto-afirmações
Outros temas
Enigmas
         

Capacitação

Vivências
Jogos
Cursos
Conferências
Palestras
Livros
         

Filosofia

Fábulas
Mensagens 
Citações
Poesias 
        

Humor

Cartum
Causos
Piadas
      

Conheça-me

O que dizem..
A sua opinião
Contato
        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sic volo, sic jubeo, sic pro ratione voluntas

Os quadrados mágicos

  Os quadrados mágicos têm um poder talismânico, e pode-se dizer que essas pesquisas antigas, que parecem não ter nenhum fundo de seriedade, de rigor, têm na verdade uma ambição muito maior que as nossas, pois visavam nada menos do que à transformação da natureza humana, enquanto nós não procuramos nos números senão melhorar nossa vida e, portanto, um bem externo ao nosso ser.

 Os quadrados mágicos indicam os números sagrados, assinalados pelo nome divino ou por nomes carregados de grande influência. Eles podem ser escritos tanto com letras como com números, pois, na língua sagrada, os números têm o mesmo sentido que as letras.

 O que nos resta, atualmente, dessa pesquisa sobre a numerologia, sobre aritmosofia, presta-se freqüentemente, ao riso. Toda uma glosa numérica nasceu, na maioria das vezes, da divulgação de movimentos espiritualistas que esqueceram o verdadeiro espírito tradicional. Oswald Wirth, autor maçônico muito considerado, deduziu dos números e das cartas do Tarô muitas interpretações, mais pessoais do que simbólicas; Abéllio, conhecedor da matéria, se alça a considerações quase que inacessíveis para seus contemporâneos. Cada um, portanto, se esforçava por encontrar significados para o transcorrer de nossa vida graças a aritmologia. Seria o caso de lembrar aqui os comentários do bom padre Moreux, tomado de idealismo, que não temia explorar com fé os mistérios das pirâmides, determinando, a partir do número dos degraus ou de certas dimensões, todo um sistema no qual todo o futuro do mundo seria desvendado. Nós sorrimos diante dessas teorias e gostaríamos de acre­ditar naquelas criadas pelos nossos contemporâneos.

 No entanto, a mística dos números impregnou as antigas civilizações que estavam à procura de poderes que atuassem sobre o comportamento humano. Essas noções também são encontradas na magia judaica, a Cabala, assim como nas tradições islâmica e chinesa. É que o número, como já sublinhamos, tem um valor sagrado. O mundo árabe nos deixou, a esse respeito, os mais amplos comentários, e pode-se dizer que o quadrado mágico (o ouifq) é uma das especialidades da tradição islâmica. Às letras hebraicas sucedem os números que correspondem ao valor numérico das letras. Chochod relata, em Occuftisme et Ma­gie en Extrême-Orient, que os chineses usavam, no lugar das letras, pontos, ligados muitas vezes por linhas; pensamos de imediato no nosso jogo de dominós, e é também verossímil que nossos dados se baseiem no mesmo simbolismo.

 O quadrado mais simples é o ouifq de 15, também conhecido na China com o nome de loshu. E o menor quadrado que usa todos os números, de 1 a 9. É atribuído a Apolônio de Tiana, também é conhecido como o selo de Ghazâli.    

4   9   2  
3   5   7  
8   1

6

Somando-se esses números sob rodas as formas possíveis (horizontais, verticais, diagonais) obtêm-se sempre o número 15. Podem-se ob­ter 8 variantes por rotação, mas não existe senão uma única combinação fundamental com o 5 como número central.

Às vezes, é preciso sobrepor dois quadrados mágicos, cada um com as suas particularidades. Ao quadrado precedente, podemos acrescentar este, cuja constante forma 18.

 Do livro Os talismãs de Jean-Pierre Bayard

  O Livro da Magia Sagrada de Abramelin trás uma centena de quadrados mágicos para uma infinidade de aplicações, bem como todas as informações necessária para o processo de confecção e utilização.

Veja também:

Confira o conteúdo do  AbbrA CD  Vale a pena. Veja!
   

Temas Mágicos:

O Talismãs sagrado

O poder mágico dos talismãs;e o seu ritual de consagração 

As cartas do Tarô

O livro da sabedoria. Conheça a sua carta pessoal anual

Sonhos Lúcidos

Orientações sobre a  maravilhosa arte de sonhar consciente

Kama Sutra

A antiga arte hindu do sexo e do êxtase

Cromoterapia

A influência e o significado das cores

Numerologia

O poder e o significado dos números

I Ching

Instruções para usar o mais antigo livro de adivinhação

Orações e preces

Inclui as sete orações misteriosas do Enchiridião

Cristais e pedras

As suas propriedades no plano físico, mental e espiritual

Objetos mágicos

Objetos, instrumentos e processos mágicos e seu poder

Auto-afirmações

As minhas auto-afirmações positivas

Outros temas

Coletânea de outros temas relacionados à magia

Enigmas

Enigmas e curiosidades que desfiam a nossa imaginação 

Veja a Mensagem do Dia 

Vamos nos divertir um pouco??!!!

 

  • Criação: 05/10/2001 

  •          
    Home
            

    Album

    Paisagens
    Pessoas 
    Flores
    Animais
    Moradas
           

    Viagens

    Brasil

    Fernando Noronha
    Natal
    Florianópolis
    Pantanal
    Chapadas
    Bonito
    Nordeste
    Bahia
    Rio de Janeiro
    Gramado
    Urubici
    Vila Velha
    São Mateus Sul 
    Outros

    Peru

    Machu Picchu
    Cuzco
    Nazca
    Puno
    Pisco
    Lima

    Bolívia

    Tiahuanaco
    Ilha do Sol
    La Paz

    Oriente Médio

    Istambul
    Jerusalém
    Radical
             

    TC